Rio: cidade dos encontros
e da inovação

Cliente: Prefeitura do Rio de Janeiro

Setor:  Administração Pública

Ano: 2023

DESAFIO

O Rio de Janeiro se preparava para sediar o Web Summit, pela primeira vez fora da Europa. A conferência, realizada desde 2009, é referência em inovação e tecnologia. Também é conhecida por gerar negócios para startups e empresas criativas. Essa estreia nas Américas era uma oportunidade estratégica para a Prefeitura posicionar a cidade como um grande destino para investimentos, atraindo novos investidores e reforçando sua presença no cenário tecnológico mundial.

OPORTUNIDADE

Com os olhos do mundo voltados para o Rio, vimos a oportunidade de destacar a cidade como um polo de inovação e tendências emergentes. Nosso objetivo, junto à Prefeitura, era atrair interesse e, principalmente, novos investimentos. Para isso, nos debruçamos sobre as singularidades da cidade para entender como apresentá-las de forma eficaz.

SOLUÇÃO

Em 2022, uma pesquisa do Loft Dados destacou o Rio como a metrópole que mais valoriza a convivência entre diferentes culturas e classes sociais. Inspirados por esse dado, posicionamos o Rio como a “cidade dos encontros”, um lugar onde diversidade, inovação e negócios se encontram e se fortalecem.

A comunicação reforçou iniciativas da Prefeitura, como a redução de impostos para empresas de tecnologia na região portuária, a criação do maior hub tecnológico da América Latina e o programa Programadores Cariocas, voltado para jovens em vulnerabilidade social. A campanha incluiu filme para TV, anúncios digitais e impressos, e um novo site para o Invest.Rio, que centraliza informações sobre incentivos fiscais, dados econômicos e eventos de negócios. Todo o conteúdo foi produzido em português e inglês, alcançando milhões de pessoas globalmente.

RESULTADOS

O Web Summit 2023 gerou cerca de R$ 70 milhões para o Rio durante o evento, marcando um passo importante na consolidação da cidade como um dos principais centros de inovação global. Este evento é o primeiro de seis planejados até 2028, com uma movimentação econômica estimada em R$ 1,2 bilhão. A campanha foi um importante passo inicial para comunicar esse movimento, que receberá mais desdobramentos nos próximos anos.

VAMOS CONVERSAR?

Grandes ideias começam com boas conversas. Que tal nos contar um pouco sobre seus desafios e projetos? Preencha o formulário ao lado. É hora de criarmos, juntos, soluções com mais relevância e legado.