Trocando Destinos

Cliente: RIOgaleão

Setor:  Terceiro Setor

CONTEXTO

A violência contra a mulher é um problema nacional muito sério. O país é o quinto do mundo em número de feminicídios. No ano anterior à ação, mais de 500 mulheres haviam sido agredidas fisicamente por hora no país.

OPORTUNIDADE

Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, vislumbramos a oportunidade de conscientizar a população sobre a dura realidade da violência de gênero. Afinal, o Aeroporto do Galeão é um dos mais movimentados do país: só no ano da ação, recebeu mais de 15 milhões de passageiros.

,,

Como mulher, poder participar dessa campanha contra a violência me fez transformar o incômodo no peito em impulso para colocar um tema tão grave em evidência. Foi a oportunidade de lutar contra algo que jamais deveria existir, transformando indignação em força e esperança em ação pela mudança.
Rafaella Eyer
Diretora de Marcas

SOLUÇÃO

E foi desse cenário que surgiu a ideia de transformar um dos principais aeroportos da América Latina em Aeroporto Maria da Penha por 10 dias.

No dia 8 de março de 2017, o Aeroporto Internacional Tom Jobim amanheceu envelopado com o nome e a imagem da ativista. Ao acessar o estacionamento, era possível ouvir, na voz de Iris Lettieri, uma mensagem de boas-vindas ao Aeroporto Maria da Penha.

O novo nome também foi adotado pelos pilotos dos aviões, ao anunciarem os pousos e decolagens. Também foram feitos voos especiais com tripulação composta exclusivamente por mulheres.

Várias personalidades, como Leandra Leal e Dira Paes, também mudaram seus nomes para Maria da Penha nas redes sociais, em apoio à causa.

RESULTADOS

Mais de 500.000 pessoas foram impactadas no local. A ação tomou a imprensa nacional e internacional, além de perfis de influenciadores com mais de 40 milhões de seguidores.

O próprio Twitter Brasil amplificou a mensagem, chegando a um alcance de 10 milhões e quase 12 milhões de impressões, com investimento em mídia zero. E o mais importante: o Disque Denúncia registrou número quatro vezes maior de denúncias no período.

Além disso, o RIOgaleão recebeu uma moção da Prefeitura do Rio. Já Maria da Penha ganhou a medalha Pedro Ernesto, concedida pela Câmara Municipal, em reconhecimento à sua luta pelo fim da violência contra a mulher.

VAMOS CONVERSAR?

Grandes ideias começam com boas conversas. Que tal nos contar um pouco sobre seus desafios e projetos? Preencha o formulário ao lado. É hora de criarmos, juntos, soluções com mais relevância e legado.